top of page

Inflação esta recuando nos EUA, e mercado de trabalho voltou a pré-pandemia, diz FED

A inflação está diminuindo, e o mercado de trabalho voltou à situação “apertada, mas não superaquecida”, observada antes que a pandemia da Covid-19 afetasse a economia dos Estados Unidos, disse o Federal Reserve, em um relatório que documentou ao Congresso o surgimento constante de condições mais normais após a crise de saúde.


“A inflação diminuiu notavelmente no ano passado e mostrou um progresso modesto até agora neste ano”, disse o Fed em seu mais recente Relatório de Política Monetária ao Congresso, observando que, na área de serviços de habitação, é provavelmente apenas uma questão de tempo até que o ritmo dos aumentos de preços volte ao que era antes da crise de saúde.


O mercado de trabalho, por sua vez, “continuou a se reequilibrar durante o primeiro semestre deste ano”, observou o relatório. “A demanda por mão de obra diminuiu, já que as vagas de emprego recuaram em muitos setores da economia, e a oferta de mão de obra continuou a aumentar, apoiada por um forte ritmo de imigração.”


“O equilíbrio entre a demanda e a oferta de mão de obra parece semelhante ao do período imediatamente anterior à pandemia, quando o mercado de trabalho estava relativamente apertado, mas não superaquecido. O crescimento do salário nominal continuou a desacelerar”, disse o relatório.


O crescimento do emprego tem desacelerado e a taxa de desemprego tem aumentado constantemente, de 3,5% em julho passado para 4,1% em junho. A inflação permanece em torno de 2,6% pelo índice de preços PCE, medida preferida do Fed, ainda considerado “elevado” pelas autoridades, mas se aproximando de um ponto em que isso pode não ser mais o caso.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page